terça-feira, 30 de novembro de 2010

Os lagos da Terra estão a aquecer

Um estudo feito por Philipp Schneider e Simon Hook, dois investigadores da Jet Propulsion Laboratory, NASA, revela que a temperatura média da água dos lagos da Terra tem aumentado nos últimos 25 anos (1985-2009). O estudo, publicado esta semana na revista Geophysical Research Letters, baseia-se no estudo de imagens de satélite obtidas pela NOAA e pela ESA.

Para o estudo foram escolhidas massas de água interiores (lagos ou pântanos) com uma área superior a 500 km2, como por exemplo o Lago Tahoe, situada na fronteira entre a Califórnia e o Nevada, Estados Unidos. Os lagos escolhidos situam-se longe da linha de costa marítima, porque a proximidade do mar influencia a temperatura da água dos lagos.

A figura seguinte é uma fotografia da baia Esmeralda, no lago Tahoe (Crédito fotográfico: NASA-JPL).



As imagens de satélite foram tiradas com câmaras de infravermelho, o que permite determinar directamente a temperatura dos lagos. A figura em baixo é uma fotografia de satélite tirada com uma câmara de infravermelhos, a 25 de Setembro de 2002. Nela são visíveis lagos da Califórnia e Nevada, nos Estados Unidos, incluindo o lago Tahoe (Crédito fotográfico: NASA-JPL).


Foram escolhidas imagens recolhidas no Verão (Julho a Setembro para os lagos do hemisfério Norte e Janeiro a Março para os lagos do hemisfério Sul) porque no Inverno a probabilidade de os lagos estarem cobertos por nuvens é maior e a superfície de lagos situados a maiores latitudes pode gelar.

O aumento médio de temperatura das águas de lagos é de 0,049 ºC por ano (correspondente a um aumento médio de 1,125 ºC nos últimos 25 anos). No entanto alguns lagos sofreram aumentos de temperatura de 0,100 ºC por ano (correspondente a um aumento médio de 2,50 ºC nos últimos 25 anos). Conforme se pode observar no esquema em baixo os lagos com maior aumento de temperatura situam-se no hemisfério norte. Os lagos situados no Equador e no hemisfério Sul parecem ser menos afectados. (Crédito: NASA/JPL-Caltech).



Os resultados apresentados por Schneider e Hook no artigo agora publicado estão de acordo com as alterações esperadas provocadas pelo aquecimento local. O aumento de temperatura média da água dos lagos pode provocar o crescimento explosivo de algas produtoras de toxinas ou favorecer o estabelecimento de espécies não nativas, que se tornam espécies invasoras (ver aqui). Ambas as situações podem gerar alterações profundas no ecossistema tanto a nível do lago, como também a nível dos animais terrestres que se alimentam no lago.

2 comentários:

  1. Olá stora,
    é a Ana, lembra-se??
    Vim ao seu blog! :D Já tem aqui muitos artigos...! Agora já não nos tem a nós para a chatear já tem mais tempo, não é? Pois, pois..
    Ainda bem que nos foi visitar e esperamos que vá lá mais vezes mas das próximas vezes para os seus alunos representarem também para nós! Viu o Eclipse?? Gosta dos filmes do Harry Potter?
    Pois é, o aquecimento global está a dar cabo de tudo.. se não nos pomos a pau "vai a Terra por água abaixo e vamos nós com ela"! Mas curiosamente o problema só sente com mais gravidade é no Hemisfério Norte - E.U.A. e Europa Ocidental - mas não é por acaso!
    Também não sabia que tinha aqui tantos artigos úteis para o nosso programa de CFQ senão tinha vindo cá há mais tempo. :)
    Bjs stora de toda a turma!

    ResponderEliminar
  2. Ana:

    Ainda não vi o último filme do Harry Potter. Mas gostei dos outros filmes da saga.

    O aquecimento global é mais sentido no Hemisfério Norte porque é neste hemisfério que existe mais “terra seca”. Observando um mapa-mundo verifica-se facilmente que no Hemisfério Sul existem quatro grandes massas de terra, Antárctida, metade de África, América do Sul e Austrália. E estas massas de terra (em conjunto) são mais pequenas do que o conjunto da Euroásia, a América do Norte, a Gronelândia e a outra metade de África , que se situam no Hemisfério Norte.

    A “terra seca” transfere energia como calor mais rapidamente que a água do mar. Assim as grandes áreas de terra (os Continentes) aquecem mais depressa e arrefecem mais depressa que os oceanos. Por isso o aquecimento global provocado pelo aumento dos gases de efeito de estufa (como o dióxido de carbono e o metano) é mais sentido no Hemisfério Norte.

    Como a “terra seca” também arrefece mais rapidamente do que o mar as maiores áreas de terra “sentem” maiores variações de temperatura. Ocorrem fenómenos climáticos mais extremos no centro da Europa (Verão “muito quente e seco”, seguido de Inverno muito frio, entremeados por grandes inundações) do que no Sul de África ou no sul da América do Sul.

    Bom Natal para todos!

    P.S.: Todas as sugestões de temas do programa de CFQ são bem vindas!

    ResponderEliminar