sábado, 13 de novembro de 2010

Google comemora o 160º aniversário de Robert Louis Stevenson


A Google comemora hoje o 160º aniversário de Robert Louis Stevenson, escritor escocês. Os seus livros mais famosos são A Ilha do Tesouro (1883) e O Estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde (1886).

O logótipo comemorativo da Google inspira-se no livro A Ilha do Tesouro. Stevenson escreveu este livro tendo como ponte de partida o mapa de uma ilha imaginária do enteado, Lloyd Osborne.

Stevenson nasceu em 1850, em Edimburgo, onde passou os seus primeiros anos de vida. Os seus pais queriam que estudasse engenharia, para seguir a profissão do pai. No entanto Stevenson cedo revelou gosto pela escrita e acabou por se formar em Direito, a pedido dos pais. Nunca exerceu a profissão de advogado.

Uma das pessoas que mais incentivou e apoiou Stevenson na escrita foi a sua mulher, Fanny Osbourne. Stevenson conheceu Fanny em França em 1876. Na altura Fanny era casada com outro homem, pelo que a sua relação levantou algum escândalo. Fanny acabou por conseguir o divórcio e casou-se com Stevenson em 1880. Lloyd Osborne, filho do primeiro casamento de Fanny escreveu pelo menos duas novelas com Stevenson.

Fotografia de Fanny, cerca de 1880 (Crédito: Wikipedia)


Stevenson considerava-se um “contador de histórias”, significado do nome samoano que adoptou, Tusitala. E publicou obras em géneros literários muito variados, da poesia à ensaios, passando pelo teatro. Também escreveu novelas, romances e pequenos contos, entre outros.

Em finais da década de 1880, a conselho do seu médico, Stevenson deslocou-se para a região da Oceânia. Em 1890 compra Vailima, uma propriedade na ilha de Upolu, Samoa. Envolve-se de forma empenhada na política local, chegando a escrever um documento polémico, A Footnote to History, onde defende que as autoridades (europeias) locais eram incompetentes (a lidar com a Guerra civil entre samoanos que decorria na época).

Fotografia de Vailima. Ao fundo é visível o monte Vaea (Crédito fotográfico: CloudSurfer/Wikipedia)


Setenson morreu em 1894, em Vailima, muito possivelmente vítima de uma hemorragia cerebral. Foi enterrado no topo do monte Vaea, de onde se pode ver Vailima.




P.S.: Thomas Stevenson, pai de Robert Louis Stevenson, era engenheiro e foi responsável por vários projectos de construção de faróis ao longo da acidentada costa da Escócia, alguns sobre pequenas ilhas rochosas. A figura seguinte é do farol de Eilean Bàn, projectado por Thomas e David Stevenson. Este farol foi construído em 1857 e funcionou até 1993. Crédito fotográfico: Trevor Wright.

Sem comentários:

Enviar um comentário