quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Google comemora o nascimento de Jane Austen!




A Google comemora amanhã, dia 16 de Dezembro, o 235º aniversário do nascimento da escritora inglesa Jane Austen, conhecida principalmente pelos livros Sensibilidade e Bom Senso (1811) e Orgulho e Preconceito (1813).

Jane Austen nasceu a 1775. Iniciou a sua careira literária cedo, escrevendo historias que lia em reuniões familiares. Mas só em 1811 conseguiu editar o seu primeiro livro, Sensibilidade e Bom Senso, utilizando um pseudónimo masculino. Morreu 6 anos depois em 1817.

A figura seguinte é uma adaptação de um retrato de Jane Austen, feito em 1810 pela sua irmã Cassandra Austen (Crédito: Wikipedia).



Foram publicados 6 livros de Austen, dois dos quais apenas após a sua morte. As suas histórias centram-se na vida provinciana da Grã-Bretanha dos finais do século XVIII (antes portanto do famoso período vitoriano). As suas personagens não são particularmente ambiciosas, tendo como objectivo principal um “bom casamento” para si ou para os seus familiares. A definição de “bom casamento” varia de personagem para personagem.

As ambições “limitadas” das personagens de Austen, que se movimentam em locais bucólicos poderão levar à conclusão precipitada que os seus livros são monótonos. Mas Austen descreve muito bem as personagens, as suas qualidades e defeitos.

Austen descreve igualmente bem o ambiente em que as suas personagens se movem, adicionando inclusive um pouco de humor q.b.. Um bom exemplo é a descrição de Bath (uma cidade inglesa famosa na época de Austen pelas suas termas), incluindo a vida social, no livro Persuasão. A figura seguinte é uma fotografia aérea de Bath (crédito: Arpingstone/Wikipedia)



A capacidade descritiva de Austen é louvada pelo escritor Sir Walter Scott (1771 – 1832), contemporâneo e admirador da escritora. Segundo Scott, Austen tem “um toque requintado que torna as coisas comuns ordinárias e personagens interessantes”. O escritor Somerset Maugham (1874 – 1965) referiu Austen tinha “o dom mais precioso que um novelista pode possuir”, manter o leitor interessado na narrativa.

A personagem preferida de Jane Austen era Elizabeth Bennet, a personagem feminina principal do livro Orgulho e Preconceito. Todos os livros de Austen foram adaptados para (séries de) televisão, filmes ou ambos.

Sem comentários:

Enviar um comentário