sábado, 4 de junho de 2011

A tabela Periódica tem dois novos elementos

Depois de três anos de deliberação a Joint Working Party on Discovery of Elements, uma comissão constituída por elementos da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) e da IUPAP (International Union of Pure and Applied Physics), reconheceu oficialmente a existência de dois novos elementos químicos super-pesados, os elementos 114 (ununquádio) e 116 (ununhexio). De fora ficaram, por ora os elementos 113 (ununtrio) e 118 (ununóctio).



Os elementos agora “acolhidos” duram menos de um segundo antes de decair. O núcleo do elemento 116 dura alguns milisegundos antes de decaírem libertando uma partícula alfa (constituída por dois protões e dois neutrões) e transformando-se num núcleo de elemento 114. Por sua vez o núcleo de elemento 114 decai após meio segundo de existência, formando-se um núcleo de 112 (copernício, um elemento reconhecido em 2009).

A comunidade científica considera que a descoberta dos elementos 114 e 116 é um passo no sentido da ilha da estabilidade, constituída por elementos com núcleos com 120 a 126 protões que se prevê serem mais estáveis, e portanto durarem mais tempos (até anos e décadas) antes de decaírem.

Ainda não se conhece muito sobre as propriedades físicas e químicas dos elementos 114 e 116, não só porque duram tão pouco tempo, mas também porque foram produzidos em diminutas quantidades (apenas alguns átomos).

Por enquanto os elementos 114 e 116 vão manter o nome temporário, dado de acordo com as regras da IUPAC, que no latim original quer dizer, respectivamente “cento e catorze” e “cento e dezasseis”. Mas agora que foram reconhecidos oficialmente estes elementos podem receber um nome próprio, como aconteceu com o elemento 112 que recebeu oficialmente o nome de copernício em 2009. A IUPAC vai aceitar sugestões para o nome dos elementos 114 e 116 das equipas que sintetizaram e identificaram estes elementos.



Nota: O elemento 116 é produzido pelo bombardeamento de átomos de cúrio (que tem 96 protões) com núcleos de átomos de cálcio (que tem 20 protões). O elemento 114 é produzido pelo bombardeamento de átomos de plutónio (que tem 94 protões) também com núcleos de átomos de cálcio. É ainda possível obter o elemento 114 por decaimento do elemento 116.

Este texto foi adaptado do artigo original da revista New Scientist. A figura foi adaptada.

O artigo da IUPAC relativo aos elementos 113, 114, 116 e 118 encontra-se aqui.

Para saber um pouco mais sobre elementos super-pesados e sobre a ilha da estabilidade ler aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário