quarta-feira, 8 de junho de 2011

Imagens da NASA do vulcão Puyehue

A fotografia seguinte foi tirada pelo satélite Terra, da NASA e mostra a nuvem de cinzas do vulcão Puyehue-Cordón, situado no Parque Nacional Puyehue (nos Andes) no Sul do Chile (Crédito: NASA Goddard/MODIS Rapid Response Team). Este vulcão entrou em erupção a 4 de Junho de 2011, e levou a deslocação de pelo menos 3 500 pessoas. Segundo a CNN International a nuvem de cinzas atingiu até seis milhas de altitude (cerca de 10 000 metros).



O satélite Terra sobrevoou o vulcão a 6 de Junho às 14:25 UTC (15:25 em Portugal Continental). Na imagem é visível a grande nuvem de cinzas que se estende primeiro para nordeste, depois “vira” para o sudeste estendendo-se sobre o Oceano Atlântico. O vulcão (não tanto visível) encontra-se no centro esquerda da imagem. A imagem foi captada com a ajuda do instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS).

A figura seguinte foi tirada pelo satélite GOES-13 a 6 de Junho às 14:45 UTC (15:45 em Portugal Continental), sendo também visível a nuvem de cinzas. A seta assinala a localização do vulcão Puyehue (Crédito NASA/NOAA GOES Project, Dennis Chesters).





Nota: Adaptado a partir daqui. A fotografia tirada pelo satélite Terra pode ser visto aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário