terça-feira, 21 de junho de 2011

AGoogle Comemora o Solstício de Verão

A Google comemora o solstício de Verão (no Hemisfério Norte) com um logótipo com o título de “O Primeiro Dia de Verão”,desenhado pelo artista japonês Takashi Murakami.


Segundo o site da Ciência Hoje, o Solstício de Verão é o momento do ano em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação (altura máxima) em latitude, medida a partir da linha do equador. No Hemisfério Norte hoje é o dia do ano em que o Sol nos acompanha durante mais tempo.


O Observatório Astronómico de Lisboa refere que o Verão começa às 18h 30 m terminando no dia 23 de Setembro, às 9h 05 m (quando acontece o equinócio!). Crédito: CienciaViva/Astro.

No Hemisfério sul, no entanto, hoje é o dia mais curto, assinalando o início do Inverno. A Google não esqueceu os habitantes o Hemisfério Sul. Takashi Murakami desenhou para eles um logótipo, comemorando o “O Primeiro Dia de Inverno”.


Este site (de onde foram retiradas as figuras) e este site apresentam mais informação sobre os solstícios e os equinócios de uma forma acessível.

Sem comentários:

Enviar um comentário