quinta-feira, 4 de março de 2010

A Google comemora o aniversário de Vivaldi

A Google comemora hoje o aniversário do compositor italiano Antonio Vivaldi com um logo comemorativo da sua obra musical mais famosa, “As Quatro Estações”. Vivaldi nasceu em Veneza, a 4 de Março de 1678 e morreu em Viena, a 28 de Julho de 1741. Durante a sua vida Vivaldi ficou famoso como compositor, mas principalmente como um virtuoso violinista.

Em 1703 Vivaldi tornou-se padre e também mestre de violino da Ospedale della Pietà, uma instituição religiosa situada em Veneza que recolhia e educava raparigas órfãs. A Ospedale della Pietà possuía uma orquestra de cordas, constituída exclusivamente por internas desta instituição, que era considerada uma das melhores de Veneza.

Vivaldi manteve-se ligado à Ospedale della Pietà até pelo menos 1733. O contrato que estabeleceu com esta instituição após a sua saída de Veneza, instituiu Vivaldi maestro de concerto, mas obrigava Vivaldi a entregar-lhe dois concertos por mês.

As Quatro Estações é um conjunto de quatro concertos para violino e orquestra compostos em 1723. Cada concerto tem por base um soneto sobre uma estação do ano. Cada soneto está dividido em três secções, cada secção corresponde a um movimento do concerto correspondente. Muitos historiadores consideram que Vivaldi possa ser o autor dos sonetos.

As Quatro Estações foram pela primeira vez publicadas como fazendo parte de uma obra constituída por 12 concertos (Op. 8), a que Vivaldi deu o nome de Il cimento dell’armonia e dell’inventione.


Estes sites, embora em inglês, fornecem informações sobre Vivaldi.
http://www.classical.net/music/comp.lst/vivaldi.php
http://www.laco.org/performances/116/?program=1

Sem comentários:

Enviar um comentário