quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Encontro na UTAD promove diálogo entre químicos de Portugal e Galiza





A Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) vai acolher o XVIII Encontro Luso-Galego de Química. O encontro vai decorrer entre 28 e 30 de Novembro de 2012 nas instalações da UTAD de Vila Real e pretende pôr em contacto investigadores portugueses e galegos. Serão debatidas questões de Química Fundamental e da aplicação da Química na Indústria e Tecnologia, no Ambiente, na Saúde e no Ensino, entre outras.
 
“O objetivo destes Encontros é interligar pessoas que estudam e trabalham na área de Química, quer do ponto de vista académico, quer do ponto de vista industrial”, refere José Alcides Peres, coordenador da Comissão Organizadora do Encontro. “Também se pretende aprofundar os elos de ligação entA e Portugal, em especial a região Norte, e a Galiza.” Este objetivo está refletido na organização do encontro, que mantém a estrutura apresentada em Encontros anteriores.
O retomar dos trabalhos é sempre iniciado com uma lição plenária, aberta a todos os participantes do encontro e também a curiosos. “As lições plenárias servem como elemento agregador entre os participantes”, afirma José Alcides Peres. Ao todo serão realizadas cinco sessões, que têm como oradores investigadores convidados pela Comissão Diretiva. Para oradores são escolhidos dois investigadores portugueses e dois investigadores galegos, para manter a equidade. É ainda escolhido um orador de outra nacionalidade, que abre o encontro, apresentando a primeira lição plenária.

Após cada lição plenária são realizadas em paralelo três sessões, que se referem a temas das diferentes áreas de Química. Estas sessões envolvem a apresentação de comunicações orais e painéis e foram estruturadas de forma a promover o intercâmbio científico e tecnológico entre os participantes.

O encontro é finalizado a 30 de Novembro com um mini-simpósio dedicado aos líquidos iónicos, que pretende estimular o debate e troca de ideias entre investigadores desta área. José Alcides Peres indica que “o tema do mini-simpósio foi escolhido por ser uma área de investigação recente que tem tido um grande desenvolvimento, e sobre o qual têm aparecido trabalhos de investigação importantes nos últimos tempos”. No próximo ano, o encontro será realizado na Galiza.

Sem comentários:

Enviar um comentário