sábado, 16 de julho de 2011

O olho visto ao pormenor

A New Scientist publicou um conjunto de 6 fotografias tiradas pelo fotógrafo australiano Chris Barry, especializado em oftamologia. Barry trabalha no Lions Eye Institute, em Perth, na Austrália e recebeu em 2011 o Prémio de fotografia do Australian Institute of Professional Photography pelo seu trabalho fotográfico do olho.


Cirurgia Laser ao Olho


Pessoas com miopia (“ver mal ao longe”) ou com hipermetropia (“ver mal perto”) podem corrigir o seu problema de visão recorrendo a uma cirurgia laser. Neste tipo de cirurgia é utilizado um laser de luz ultravioleta para remover camadas da córnea. Desta forma a curva da córnea é refeita, de forma a permitir que a imagem seja focada na retina. Esta fotografia apresenta a libertação de plasma da zona onde foi removido tecido da córnea (recorrendo ao laser), de um paciente que sofria de miopia (Crédito: Wikipedia).




Trauma da Córnea


A córnea é um tecido transparente que cobre a frente do olho. Em conjunto com a lente a córnea foca as imagens na retina. A córnea pode sofrer lesões provocadas por irritação química, excesso de luz solar ou infecções. Estas lesões ocorrem principalmente na camada superior da córnea, chamada epitélio e podem “turvar” a visão.

Um meio de diagnóstico, que permite a visualização da zona lesada é a utilização de fluoresceína de sódio. São colocadas algumas gotas desta substância sobre o olho. A fluoresceína de sódio é absorvida pelas células do stroma (camada espessa de células situadas logo por debaixo do epitélio) da zona afectada. Quando o olho é depois exposto a luz verde a zona afectada aparece verde, porque emite luz por fluorescência. Na figura seguinte são colocadas gotas de fluoresceína de sódio no olho de um paciente, para um exame à córnea (Crédito: MCB Camp Butler/Wikipedia).




Degenerescência da Íris


Fotografia de um olho que apresenta uma malformação na íris devida a uma doença genética rara. A íris é uma estrutura fina e circular que funciona como um diafragma, controlando o diâmetro da pupila, abertura que permite a passagem de luz para a retina, e como consequência a quantidade de luz que atinge a retina. A iris é "responsável" pela cor dos olhos.




Esquema simplificado do olho humano (Crédito: National Eye Institute, adap.)

Sem comentários:

Enviar um comentário