terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como construir uma bicicleta de bambu.

(artigo original no site da Universidade de Bóston)

A Universidade de Bóston apresentou recentemente no seu site um projecto diferente, realizado por Michael Mann, um aluno de doutoramento do seu Departamento de Geografia e Meio-Ambiente. Uma bicicleta com um quadro todo feito em bambu.

No vídeo que acompanha o artigo de Leslie Friday, Mann refere que, mais do que construir uma alternativa ecológica, o importante é chamar a atenção para a relevante questão da Sustentabilidade, e as diferentes acções que cada pessoa pode fazer para contribuir para a manutenção do meio-ambiente e a diminuição de desperdício.




Contribuindo ou não para o debate sobre a Sustentabilidade, a bicicleta ficou bonita e, segundo o dono, funcional. Apenas o quadro é feito de material reciclado, várias canas de bambo unidas com fios de cânhamo e cola epoxy (ver fotografia à esquerda). O material utilizado na construção da bicicleta terá custado 800 dólares (americanos).

A parte mais difícil da construção foi o alinhamento das canas de bambo que constituem o quadro. Mann teve de construir uma armação em PVC. A parte mais morosa (e poeirenta) foi lixar todas as canas de bambu. Mann referiu que, não fosse a sua lixadeira mecânica, “teria de lixar [canas] até aos 90 [anos]”.

Uma pesquisa breve no Google comprova que esta não é a primeira bicicleta feita com bambu, ou outros materiais recicláveis… mas é bem janota!


O construtor da bicicleta tem o seu próprio blog, Building a bamboo bike (http://bamboobike.wordpress.com/)

Créditos fotográficos (e vídeo): Robin Berghaus.

Sem comentários:

Enviar um comentário