quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Parabéns a Pierre de Fernat



A Google comemora o aniversário de Pierre de Fermat (1601(?)-1665), matemático francês conhecido pelos teoremas/conjecturas matemáticos que apresentou a outros matemáticos famosos, incluindo René Descartes (1596-1650) e Blaise Pascal (1623-1662) com quem manteve uma extensa correspondência.

Fermat é conhecido principalmente por aquele que se tornou conhecido como o “último teorema de Fermat”. Este teorema está representado no logótipo comemorativo da Google e refere que, sendo x, y e z, números inteiros positivos (1, 2, 3, 4, 5, etc.) e sendo n um número inteiro positivo maior que dois a equação seguinte não tem solução.


Fermat escreveu este teorema na margem de um livro de aritmética do matemático Diofanto de Alexandria (possivelmente em 1637) com o comentário "Encontrei uma demonstração verdadeiramente maravilhosa disto, mas esta margem é estreita demais para contê-la." (em latim, no original "Cuius rei demonstrationem mirabilem sane detexi. Hanc marginis exiguitas non caperet.").

Na verdade foram precisos mais de 3 séculos (e cerca de cem páginas) para provar teoricamente que este teorema é verdadeiro, embora já tivesse sido provado na prática para valores de n iguais ou inferiores a 125 000. Este feito foi conseguido em 1993 pelo matemático britânico Andrew John Wiles(1953- ). Em 1995 Wiles apresentou uma versão corrigida e final da prova do último teorema de Fermat (Crédito: C. J. Mozzochi, Princeton N.J.).




Notas:

(1) O logótipo da Google apresenta uma pequena brincadeira. Quando se passa o cursor sobre o logótipo aparece a mensagem referida na figura seguinte.


(2) O último teorema de Fermat foi descoberto pelo seu filho mais velho Clément-Samuel Fermat, que herdou o seu escritório (e respectivo conteúdo). Quando n = 2 a expressão deste teorema transforma-se no Teorema de Pitágoras.

(3) Existem dúvidas sobre a data de nascimento de Fermat. Segundo o investigador Klaus Barner, a certidão de nascimento de 1601 se referia a um irmão mais velho de Fermat, também chamado Pierre, que morreu ainda criança. Segundo Barner, Fermat terá nascido em 1607 ou 1608.

Sem comentários:

Enviar um comentário