sexta-feira, 18 de março de 2011

A não perder: Super Lua no sábado!

Este sábado vai acontecer um fenómeno astronómico pouco comum, que resulta de uma agradável coincidência. A fase de Lua Nova vai coincidir com o perigeu lunar, a distância mínima entre Terra e Lua. É uma “Super Lua Cheia”.

A figura seguinte foi adaptada do original em inglês, que pode ser encontrado aqui.


Têm aparecido propostas de que as super luas trazem consigo catástrofes. Têm sido responsabilizadas por tempestades, a entrada de vulcões em erupção e, claro, de terramotos (incluindo o último, a 11 de Março, na costa do Japão). Mas estas hipóteses não são teorias (científicas) porque não foram confirmadas.

É verdade que a Lua tem uma grande (e importante) influência sobre a Terra. As marés seguem os caprichos da Lua, porque a massa da Lua exerce uma força sobre as águas dos oceanos. As figuras seguintes foram tiradas num porto em New Brunswick, Canada, durante a maré alta (à esquerda) e durante a maré baixa (à direita).


Segundo este artigo da Ciência Hoje a Super Lua vai provocar o aumento em 5% da força gravitacional entre a Lua e a Terra. Mas embora a Lua também exerça força sobre as placas tectónicas e sobre o magma em que as placas “flutuam”, este aumento não é suficiente para gerar tempestades ou terramotos.
Na noite de sábado poderemos dormir descansados!



Nota: Este site do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto apresenta informações sobre a Super Lua de sábado de uma forma simples e clara.


(Crédito: NASA)

Sem comentários:

Enviar um comentário