domingo, 11 de julho de 2010

Hoje é dia de eclipse solar total !!!

Hoje o Pacífico Sul vai assistir a um eclipse solar, que será total numa faixa reduzida, que passa pela ilha de Mangaia, (arquipélago das Ilhas de Cook), por ilhas do Taiti, ilha da Páscoa, terminando no continente Sul-americano, perto dos Andes, na zona de fronteira entre a Argentina e o Chile.

O eclipse tem início previsto às 18h15 (TMG) - 19h15 em Portugal Continental - sobre o Pacífico Sul, sendo visível em Mangaia 6 minutos depois. No Taiti o eclipse terá início às 18h 28 (TMG) e na ilha da Páscoa às 20 h 11 (TMG). O eclipse chega às costas do Chile às 20h 49 (TMG).


É na ilha da Páscoa, onde o eclipse terá uma duração de cerca de 4 min e 41 s, que se concentra o maior número de observadores. Segundo o Diário de Notícias, só hoje são esperados 4 aviões nesta ilha, transportando mais de 1000 passageiros. A ilha possui cerca de 4000 habitantes.

A figura em cima regista os preparativos do fotógrafo francês Stephane Guisard para registar o eclipse solar na Ilha da Páscoa (fonte: Martin Bernetti /AFP).

Mais informações sobre o eclipse de hoje no blogue, aqui.



Ficam aqui dois excertos (adaptados) de um artigo do Correio Braziliense, do qual foi retirado a figura em cima.

"Os eclipses totais ocorrem quando a Lua se coloca entre a Terra e o Sol, com os três astros perfeitamente alinhados. O Sol é aproximadamente 400 vezes maior que a Lua, mas como a Lua está bem mais próxima da Terra, consegue encobrir totalmente o Sol em alguns locais, projectando a sua sombra sobre a superfície terrestre.

Os eclipses são considerados uma oportunidade importante para os astrónomos observarem a coroa solar, a camada mais externa do Sol. Se o tempo estiver bom, sem nuvens, talvez seja possível observar o brilho da coroa da estrela e os jactos de gases incandescentes projectados a centenas de quilómetros da superfície do sol. O próximo eclipse total ocorrerá a 13 de Novembro de 2012."

Alguns jornais e agências de notícias que referem o eclipse de hoje:
Agence France-Presse (aqui e aqui);
Diário de Notícias;
Jornal de Notícias;
Correio Braziliense (Brasil);
O Estadão (Brasil);
G1 – Globo (Brasil).


Nota: TMG – Tempo Médio de Greenwich, o semimeridiano que passa pelo Observatório de Greenwich (Inglaterra) e que serve de referência para os fusos horários. Actualmente a Terra encontra-se dividida em 24 fusos horários, com 15 º cada. Quando se avança para este do semimeridiano de Greenwich “soma-se horas” em relação à hora TMG. Quando se avança para oeste do semimeridiano de Greenwich “subtrai-se horas” em relação à hora TMG. Para se saber a hora em Portugal Continental basta somar + 1 hora à hora TMG. Em baixo está uma fotografia do Observatório de Greenwich (fonte: wikipédia)


Sem comentários:

Enviar um comentário