segunda-feira, 5 de abril de 2010

Quando a Lua tapar o Sol ...de novo!

O próximo eclipse solar total na Terra vai acontecer no dia 11 de Julho de 2010 e vai acontecer no hemisfério sul, iniciando-se no meio do Oceano Pacífico e terminando nas costas do Chile. O eclipse inicia-se com o nascer do sol, às 18 horas e 15 mim (hora universal), a sensivelmente 700 km sudeste das ilhas de Tonga.

No seu “caminho” o eclipse solar encontra algumas ilhas habitadas por humanos. Na ilha de Mangaia, pertencente ao arquipélago das ilhas de Cook, o eclipse total irá durar 3 min e 18 s. Em algumas ilhas do arquipélago de Tuamoto, pertencente à maior cadeia de atóis da Terra, o eclipse total terá uma duração superior a 4 minutos.

O eclipse total terá uma duração máxima de 5 min e 20 s no meio do oceano (longitude = 121º 51’ oeste; latitude = 9º 45’ sul), pouco antes de “atingir” a Ilha da Páscoa, famosa pelas enormes estátuas em pedra, muitas representando cabeças. Nesta ilha o eclipse irá durar 4 min e 41 s.


O eclipse termina na costa, perto dos Andes, na zona de fronteira entre a Argentina e o Chile.

Quando a Lua consegue tapar completamente o Sol ”o dia transforma-se em noite” e é possível ver as estrelas e os planetas que a luz solar ofusca. Durante o elipse de 11 de Julho vai ser possível ver várias estrelas (nomeadas na figura em baixo), o planeta Vénus com uma magnitude de –4,1 e o planeta Mercúrio com uma magnitude de –0,8. Quanto mais negativo for o valor de magnitude, maior o brilho do astro no céu. A estrela mais brilhante do firmamento, Sírius, tem uma magnitude de –1,5, destacando-se, quando presente no céu nocturno, das demais estrelas.

Este eclipse será assim uma boa oportunidade para ver Vénus e Mercúrio, os dois planetas mais próximos do sol, que em geral só são visíveis no princípio da manhã ou no final da tarde, quando o Sol não está visível. Vénus é visível suficiente para ter sido confundida pelos antigos como sendo dois astros diferentes, a estrela da manha ou estrela d’alva e a estrela da tarde ou estrela vespertina. Descobrir Mercúrio de dia já é um desafio.

Nota: Este artigo foi adaptado de um artigo escrito por Joel Harris para a revista Astronomy. Nele, o autor indica não ser boa ideia fazer quaisquer referências ao filme Marte Ataca! (1996) de Tim Burton. Numa cena deste filme os extraterrestres “utilizam” um conjunto de estátuas (chamadas moai pelos nativos, tendo para eles um significado espiritual muito importante) como pins de bowling.


Créditos de imagens: (1) wikipedia; (2) Astronomy: Richard Talcott e Roen Kelly; (3) wikipedia; (4) wikipedia.

Bibliografia: Harris, J (2010) Totality crosses Easter Island, Astronomy, 38 (3), 52-54.

Sem comentários:

Enviar um comentário