sábado, 9 de abril de 2011

À boleia da corrente do Pacífico Norte

A Universidade do Havai apresentou um modelo que prevê a trajectória feita pelos detritos que resultaram do terramoto do Japão (a 11 de Março de 2011) e que foram “levados” pelo tsunami para as águas do Pacífico.

O modelo foi desenvolvido pelos investigadores Nikolai Maximenko e Jan Hafner e tem em consideração a influência dos ventos e correntes marítimas existentes no Pacífico. Vai ser utilizado na monitorização e nas operações de limpeza dos detritos, de forma a menorizar o efeito negativo que estes terão sobre os ecossistemas marinhos do Pacífico Norte.

A figura seguinte apresenta a localização prevista para os detritos nos próximos seis anos. Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Março de 2011, Março de 2012, Março de 2013, Março de 2014, Março de 2015, e Março de 2016. (Crédito: Nikolai Maximenko/International Pacific Research Center).


Segundo o modelo apresentado por Maximenko e Hafner os detritos resultantes do terramoto do Japão vão se espalhando pelo Pacífico Norte nos próximos três anos. As ilhas do Norte do Havai serão atingidas no próximo ano e as ilhas do Sul do Havai em dois anos. Em 2016 o arquipélago do Havai será mais fortemente atingido. Parte dos detritos irá depositar-se nos recifes e nas praias das ilhas.

O modelo apresentado prevê que a massa de detritos irá atingir a costa Oeste do continente norte-americano em 2014, afectando zonas costeiras dos Estados Unidos (incluindo o Alasca) e do Canadá. Nessa altura os detritos resultantes do terramoto do Japão iram integrar-se no North Pacific Garbage Patch (que pode ser traduzido como Mancha/Sopa de Lixo do Pacífico Norte).

A figura seguinte mostra uma mancha de detritos resultantes do terramoto, movendo-se na zona costeira de Honshu, a maior ilha do Japão. Em cima, à direita uma fotografia dos detritos. Crédito: US Navy.






Notas: É possível encontrar uma animação do modelo, apresentando as previsões para os próximos 15 anos, aqui.

O estudo das correntes marítimas da Terra permitiu a descoberta de cinco Manchas/Sopas de Lixo nos oceanos, representadas na figura seguinte. Da esquerda para a direita, de cima para baixo a Mancha de Lixo do Pacífico Norte (a mais famosa), a Mancha de Lixo do Atlântico Norte (descoberta à alguns anos atrás) e as manchas de lixo do Índico Sul, do Atlântico Sul e do Pacífico Sul (descobertas recentemente).

Sem comentários:

Enviar um comentário